quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Electrocardiograma

É um exame de saúde na área da cardiologia onde é registada a variação dos potenciais eléctricos gerada pela actividade eléctrica do coração.

Bases Teóricas:

O coração apresenta actividade eléctrica por variação da quantidade relativa de iões de sódio presentes dentro e fora das células do miocárdio. Esta variação ciclica gera diferença de concentração dos referidos iões na periferia do corpo. Eléctrodos sensiveis posicionados em pontos específicos do corpo registam esta diferença eléctrica.

Equipamento: O aparelho que regista o electrocardiograma é o electrocardiógrafo.

Indicação:
O exame é indicado como parte da análise de doenças cardíacas, em especial as arritmias cardíacas. Também é muito útil no diagnóstico do enfarte agudo do miocárdio sendo exame de escolha nas emergências juntamente com a dosagem de enzimas cardíacas.

Princípios fisiológicos:

O aparelho regista o diferencial eléctrico entre dois pontos do corpo. Estes potenciais são gerados a partir da despolarização e repolarização das células cardíacas. Normalmente a actividade eléctrica cardíaca inicia-se no nodo sinusal(Células auto-ritmicas) que induz a despolarização dos átrios e dos ventrículos.
Esse registo mostra a variação do potencial eléctrico no tempo, que gera uma imagem linear, em ondas. Estas ondas seguem um padrão ritmico, tendo denominação particular.


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O que é um pacemaker?


O pacemaker é um pequeno dispositivo (pilha), implantado na zona peitoral direita/esquerda por baixo da pele, que emite estímulos de baixa intensidade através de sondas introduzidas no coração e que estimulam o músculo cardíaco com o intuito de manter ou regular o ritmo cardíaco;

Porque é que preciso de um pacemaker?

Precisa de um pacemaker porque apresenta constante ou eventualmente períodos de frequências cardíacas muito lentas (que em casos extremos poderá levar a paragem cardíacas), que poderá comprometer a irrigação cerebral, e em diversos órgãos do nosso corpo, manifestando-se em sintomas tais como tonturas, desmaios, falta de ar....etc.

Constituição do pacemaker:

  • Gerador - pequena caixa conhecido habitualmente por "pilha", tem como função detectar as alterações do ritmo do coração e produzir o estímulo necessário para o fazer bater;
  • Cabo eléctrico - electrocateter - fio eléctrico que une o coração ao gerador lhe transmite o ritmo cardíaco, ou seja, os batimentos do coração.

Tipos de pacemaker:

  • Temporário - utilizado para situações de emergência ou quando a pessoa estiver em risco bradicardia sintomática (frequência cardíaca baixa);
  • Permanente - só será utilizado mediante o exame do quadro clínico do doente. Normalmente utilizado em doentes que sofrem de:
- Bloqueio auriculoventricular adquirido;
- Bloqueio auriculoventricular associado ao enfarte do miocárdio;
- Bloqueio crónico bifascicular ou trifascicular;
- Doença do nó sinusal;
- Hipersensibilidade do seio carotídeo;

Questões que sempre quis saber!


  • Vou sentir o pacemaker a trabalhar?
- O pacemaker trabalha com uma corrente eléctrica tão fraca que só afecta o coração e os tecidos circundantes;

  • À medida que as baterias vão ficando fracas, o pacemaker continua a funcionar correctamente?
- Sim. Durante as suas consultas de seguimento o seu médico determinará quanto tempo ainda durará a bateria;

  • O meu corpo pode ter reacções alérgicas ao material do pacemaker?
- Normalmente não. Os materiais, hoje em dia, utilizados, são de alta qualidade e biocompatíveis. Temos como exemplo o titânio e os plásticos, que são sempre cientificamente provados para não fazerem reacção com os fluidos do corpo;