terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Ecocardiograma


A ecocardiografia ou ecoDopplercardiografia abrange os métodos de diagnóstico e da estrutura do coração baseados no uso do ultra-som, ou seja, as ondas acústicas com frequência de mais de 20 mil Hz. Este exame e frequentemente utilizado nos doentes com sopro cardíaco, sintomas de palpitação, síncope, entre outras.
A ecocardiografia apresenta imagens estáticas e em movimento do músculo e das valvas cardíacas, além disso, através do mapeamento de fluxos em cores pela técnica Doppler, podemos identificar a direcção e a velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas.

Efeito Doppler:

O efeito Doppler é uma característica observada nas ondas quando emitidas ou reflectidas por um objecto que está em movimento em relação a um observador. A incorporação do Doppler tornou a ecocardiografia no método de diagnóstico mais importante da cardiologia moderna.

Em relação à ecocardiografia, o objecto que está em movimento e reflecte as ondas sonoras emitidas pelo transdutor são as hemáceas. Através do movimento das hemáceas pode ser registado o sinal do Doppler, que pode ser analisado através de 3 modalidades: pulsado, contínuo e colorido:

- O Doppler pulsado analisa a velocidade do fluxo sanguíneo em um determinado ponto específico do coração, com um espectro de velocidade limitado;

- O Doppler contínuo analisa o somatório das velocidades de todos os fluxos em uma determinada faixa do coração onde é posicionado o cursor, e permite registar o fluxo em altas velocidades;

- O Doppler colorido ou Mapeamento de fluxo a cores analisa o fluxo sanguíneo em 2 dimensões e as cores determinam a sua direcção dentro das cavidades cardíacas.



Sem comentários:

Enviar um comentário